Articles

History

Massive, tudo começou em meados de 1989, quando ainda estudante na Escola Secundária de Albufeira, emprestaram-me uma K7 gravada com o álbum "Labour of Love Vol. 2" dos UB40 e "Confrontation" de Bob Marley & The Wailers. Confesso que de imediato fiquei hipnotizado pelos ritmos e as composições profundas / contagiantes de Marley.


È então que fico a saber que numa estação de rádio local em Albufeira, existia um programa semanal que dava pelo nome de "Fundamental Reggae" apresentado por Papa Paulo. Semanalmente vou acompanhando o programa no qual sou exposto a outros artistas, a outras produções, etc. Durante vários anos ouvi o programa sobre um género musical que de imediato me cativou.


Ao mesmo tempo que semanalmente ouvia o programa, tentava de todas as formas possíveis ter acesso (muito limitado em Portugal na altura) a quaisquer informações na imprensa escrita sobre este género musical. Lembro-me de em meados de 1991 comprar uma revista importada (já não me lembro o nome) onde trazia na capa as bandas do momento no Brasil - Cidade Negra (devido ao álbum de estreia) e também da Tribo de Jah (devido ao seu primeiro concerto em São Paulo).


Enquanto que em 1992, Papa Paulo muda para uma outra estação de rádio então criada em Albufeira, quatro anos mais tarde surge a oportunidade de ter um programa de rádio que teve inicialmente o nome de "Cantos da Ilha". Durante vários anos estiveram no ar dois programas de reggae na mesma cidade, algo quase impossível de imaginar em Portugal na altura.


O "Cantos da Ilha" esteve no ar na Rádio Solar 94FM entre Julho de 1996 e Dezembro de 1998, apenas regressando novamente na mesma estação em Julho de 1999. O regresso é marcado já com o nome "Solar Reggae" e o importantíssimo suporte musical de várias editoras de reggae á escala mundial.


Aproveitando o já mais á vontade na internet e também da profunda falta de divulgação da música Reggae em Portugal, é então que surge (num servidor grátis - Terravista) a primeira página deste género musical criada em Portugal – o ainda embrionário site Reggae Portugal.
As reacções por todo o País foram surpreendentes. Estavam disponíveis as ainda poucas datas de eventos em Portugal, críticas ao discos de promoção que iam chegando, para além de links para artistas e editoras nacionais / internacionais.


Por força destas reacções, achámos que o projecto Reggae Portugal merecia mais, e no dia 5 de Abril de 2001, eis que surge a página oficial Reggae Portugal.
Quinze anos depois da embrionária Reggae Portugal ter nascido, e já em pleno século 21, estamos de volta com novo look, novo design, com a mesma identidade, com a mesma vontade de cimentar a partilha / divulgação da música Reggae em Portugal, e também de Portugal para o Mundo.
Obrigado a todos os que ao longo deste processo dedicaram o vosso tempo ao projecto Reggae Portugal, Marcos Alves e também ao Sergio_M.

Jah Abençoa

Paulo Matos

Outubro 2014